sexta-feira, 5 de abril de 2013

Títulos Perdidos

Lisboa foi fundada por fenícios, conheceu seu esplendor com o Império Português do Ultramar. As principais cidades do país com seus monumentos antigos e ruas pitorescas nos dão testemunho do seu rico passado. Infelizmente, no primeiro dia de Novembro de 1755 ás nove horas e quarenta minutos da manhã, ocorreu um terremoto que destruiu metade da capital portuguesa que foi reconstruída posteriormente de acordo com o estilo nobre do século XVIII. Os sismólogos o classificaram séculos depois como que sendo de magnitude 9 de acordo com a Escala de Charles Francis Ritcher (1900-1985).
Pedro Taques de Almeida Paes Leme, nascido em 1714, na cidade de São Paulo, e falecido em 1777, sobrinho-neto de Fernão Dias Paes, "O caçador de Esmeraldas". Taques é considerado um dos maiores genealogistas brasileiros. Ele criou uma obra a respeito dos primeiros povoadores de São Paulo, Ilha de Santa Catarina, etc, quase todos chegados entre 1502 e 1532. Seus escritos tratam de 130 a 140 famílias. Infelizmente, apenas 30 títulos contidos em três tomos chegaram a nosso tempo (são os únicos disponíveis nas livrarias). Consta nas crônicas familiares que em 1755, quando estava em Lisboa, tentando publicar a sua obra, houve o chamado "grande terremoto de Lisboa", quando grande parte da cidade pegou fogo, por causa das quedas dos candelabros e lampiões, que eram usados na época, estando entre as casas sinistradas a da senhora paulista na qual Taques estava hospedado. Acredita-se que a parte que restou, foi a que tinha sido copiada pelo Bispo de Coimbra, Dr. Francisco de Lemos de Faria Pereira Coutinho, Conde de Arganil, seu parente, de família do Rio de Janeiro, que foi guardada pela família deste, sendo publicada pela primeira vez, por volta de 1900.
Prossigo esse artigo elogiando desde já, o genealogista Lênio Luiz Richa, membro do Colégio Brasileiro de Genealogia e da Associação Brasileira dos Pesquisadores de História e Genealogia, pelo brilhante trabalho de tentar reconstituir os volumes queimados de Nobiliarquia Paulistana Histórica e Genealógica de Pedro Taques. 
Lênio deixou disponível on lineum trabalho bastante preliminar e informal, que ainda sofrerá muitas alterações e acrescentamentos, que para mim é de uma importância inestimável aos amantes de genealogia e história brasileira, façanha essa conhecida como Títulos Perdidos (http://bit.ly/16zj1cU).

Alguns trechos iniciais foram baseados na Enciclopédia Universal de Pesquisa, verbete Portugal, da Editora Fase Ltda e também em pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário